top of page

Panacota de Baunilha com Gelatina de Laranja e Calda de Morango

Nesta receita uni 2 sobremesas que eu adoro: panacota e gelatina. Para trazer esse doce para o clima de Natal, adicionei as frutas vermelhas; era o que faltava para completar uma colherada muito saborosa, juntando os sabores da laranja com morango e o creme de baunilha. Para refrescar a sua noite de Natal com doçura, delicadeza e uma boa pitada de amor.


Gelatina de Laranja


Ingredientes:


- 1/2 xícara de chá de água fria.

- 1 1/2 xícara de chá de suco de laranja.

- 1/4 xícara de chá de açúcar demerara*.

- 1 colher de chá (rasa) de agar agar**.


Modo de Fazer:


Separe 4 taças, as mais bonitas que você tiver!


Em uma panela média, misture primeiro a água fria com o agar agar e o açúcar. Leve ao fogo alto até começar a ferver, sempre mexendo para dissolver bem o açúcar. Quando começar a ferver, baixe o fogo e conte 2 minutos, sempre mexendo. Desligue o fogo e acrescente o suco. Misture e coloque o líquido nas taças. Leve-os à geladeira por 30 minutos ou até que fiquem bastante firmes.


*você pode usar o açúcar de sua preferência. escolhi o demerara no lugar do mascavo ou de coco porque queria deixar a gelatina com cor real da laranja. Você também pode usar o adoçante de sua preferência.


**agar agar é uma gelatina feita a partir de algas. Você encontra em casa de produtos naturais ou pela internet. Eu gosto muito da marca Kanten.



Panacota


Ingredientes:


- 1 xícara de chá de leite (frio) de amêndoas.

- 3/4 xícara de chá ou 200 gramas de creme de leite vegetal*.

- 1/3 xícara de chá de açúcar demerara**.

- 1 colher de chá (rasa) de agar agar***.

- 1 colher de chá de extrato de baunilha.

- pitada de sal.


Modo de Fazer:


Em uma panela média, coloque todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo alto até que comece a ferver, sempre mexendo para dissolver bem o açúcar. Quando começar a ferver, baixe o fogo e conte 2 minutos, sempre mexendo. Coloque o líquido nas taças, por cima da gelatina já firme, e leve-os à geladeira por 30 minutos ou até que fiquem bastante firmes. Adicione a calda de morango somente no momento de servir (receita abaixo).


*você pode usar o creme de leite industrializado (amêndoas ou soja) - usei o de soja de caixinha - ou fazer o próprio creme em casa, batendo no liquidificador ou processador a castanha de caju sem sal com água (coloque a água aos poucos) até atingir a consistência de um creme de leite.


**você pode usar o açúcar de sua preferência. escolhi o demerara no lugar do mascavo ou de coco porque queria deixar o pudim com cor clarinha. Você também pode usar o adoçante de sua preferência.


***agar agar é uma gelatina feita a partir de algas. Você encontra em casa de produtos naturais ou pela internet. Eu gosto muito da marca Kanten.





Calda de Morango

Ingredientes:


- 2 xícaras de morangos picados

- 1/4 xícara de chá de açúcar demerara.


Modo de Fazer:


Em uma panela média, misture tudo e leve ao fogo alto até ferver, mexendo sempre, Baixe o fogo e cozinhe até reduzir o volume pela metade.


Sirva com morangos ou frutas vermelhas ou flores comestíveis. Abuse de sua criatividade!



Feliz Natal !!!


Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!


Comments


bottom of page