Galette de Tomates

Comecei a fotografar influenciada pela minha paixão pela comida e a fotografia, por si só, me aproximou ainda mais da cozinha. Quis aprender pratos diferentes como essa galette, preparações essas que me pareciam muito complicadas anteriormente, e até sofisticadas demais para as minhas aptidões anteriores. A vontade de fotografar comidas bonitas e transformar o simples em algo requintado, me fez então querer aprender e testar novas possibilidades; novos amores culinários.



Massa


- 2 xícaras de chá de farinha de trigo.

- 1/4 colher de chá de sal.

- 1/4 de xícara de chá de azeite.

- 1/2 de xícara + 1 colher de chá de água gelada.


Em uma tigela grande, peneire a farinha, misture com o sal. Adicione o azeite e misture com a ajuda de um garfo. Coloque a água aos poucos, misturando tudo ao mesmo tempo. Com as mãos misture bem até conseguir formar uma bola. Enrole com um plástico filme e deixe na geladeira por 30 minutos, enquanto você prepara a cobertura.


Após os 30 minutos, pré-aqueça o forno a 180 graus. Separe a massa em 3 partes iguais. Em uma bancada enfarinhada, com um rolo de macarrão abra cada uma das massas em formato de círculo. Coloque a ricota de tofu e os tomates sobre a massa, deixando aproximadamente 2 centímetros da borda para você conseguir dobrar para dentro. Pincele as bordas com azeite antes de lavá-las ao forno. Decorei as bordas com uma mistura de gergelim branco com preto. Asse por 30 minutos ou até que as bordas esteja douradas. Retire do forno e finalize com as folhas de manjerona ou manjericão.



Cobertura: Ricota de Tofu e Tomates

- 200g de tofu soft.

- 2 colheres de sopa de azeite.

- sumo de 1 limão.

- sal e pimenta-do-reino a gosto.

- 1 colher de sopa de orégano seco.

- 2 tomates.

- folhas de manjerona ou manjericão.


Corte o tomate em fatias finas e reserve. Para preparar a ricota de tofu, seque o tofu com uma toalha de papel, pressionando bem para retirar o máximo possível do líquido. Amasse-o com um garfo até atingir a consistência de uma ricota. Tempere com azeite, limão, orégano, sal e pimenta-do-reino.


Rendimento: 3 mini galettes.


Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!