top of page

Torta de Goiaba

Atualizado: 3 de set. de 2021

Torta de frutas é o meu doce preferido de preparar e fotografar. Eu me lembro sempre da minha mãe, que gosta demais de doces com frutas. Além disso, doces com frutas sempre ficam mais lindos, mais coloridos e mais aromáticos. A escolha das frutas tem origem nos meus passeios nas feiras orgânicas. As frutas da estação são sempre mais doces e vibrantes. Essa torta fica deliciosa com chás, espumantes e licores. Você também pode incrementá-la com um chantilly bem fresquinho ou um sorvete bem cremoso para acompanhar.


Base


1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

1/2 xícara de chá de óleo de coco (sólido)

6 colheres de sopa de água fria


Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Corte o óleo de coco em cubinhos e espalhe sobre a farinha. Com um garfo, amasse os cubinhos de óleo de coco e misture na farinha até atingir uma consistência de farinha grossa tipo "crumble. Use a ponta dos dedos, se preferir. Adicione a água aos poucos, usando as mãos para misturar. Você precisa conseguir formar uma bola dessa massa. Se estiver muito úmida, acrescente mais um pouco de farinha. Se estiver muito seca, acrescente mais um pouquinho de água. Corte um pedaço de papel manteiga de aproximadamente 30cm. Estique o papel sobre uma bancada e enfarinhe o papel. Coloque um pouco de farinha sobre a massa e abra-a com um rolo, em formato de círculo. Transfira a massa para uma forma de torta ou quiche de 20cm, com fundo removível. Us os dedos para pressionar a massa por todas a laterais da forma. Espalhe um pouco de farinha sobre a base da massa para evitar que o líquido da fruta umedeça a massa. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus e prepare o recheio.




Recheio

- 5 goiabas*

- 2 colheres de sopa de melado.

- 1 colher de chá de canela em pó.

- pitada de sal.

Corte as goiabas em meia-lua. Misture todos os ingredientes em uma tigela média e coloque fatia por fatia sobre a massa. Comece pelas bordas da forma e vá preenchendo até chegar no meio, posicionando as fatias de modo que a casca fique virada para cima. Pincele um pouco de melado nas bordas da massa para um resultado mais dobradinha (opcional). Asse por 25 minutos ou até que a massa esteja dourada. Espere esfriar e remova a torta da forma delicadamente.

*você pode substituir por maçãs, peras, pêssegos ou ameixas.


Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!


bottom of page