top of page

Quiche de Abobrinha com Hortelã

Atualizado: 19 de jan. de 2022

Os vasinhos de barro que vieram comigo da Bahia me inspiraram a registrar uma receita do início ao fim, leve e gentilmente, como a vibração que eu também trouxe de lá. Foram dias de refresco da mente e do corpo, dias para esvaziar as cobranças e exigências e deixar espaço para a criatividade e a beleza. Essa Quiche de Abobrinha tem massa crocante, recheio cremoso e a combinação elegante e sutil da abobrinha com a hortelã. Perfeita para os dias de primavera!



Massa


- 1 e 1/2 xícara de farinha de grão de bico.

- 3/4 xícara de farinha de arroz.

- 1/4 de xícara de chá de azeite.

- 1/2 colher de chá de sal.

- 100ml de água.

- pitada de pimenta do reino.


Pré-aqueça o forno a 180 graus. Em uma tigela grande, peneire as farinhas. Coloque o sal e a pimenta do reino e misture. Adicione o azeite e a água e misture bem, primeiro com uma espátula e depois com as mãos. A massa deve estar firme e macia para modelar na forma. Se ela estiver muito pegajosa, adicione um pouco mais de farinha de arroz. Se estiver muito seca, adicione mais um pouquinho de água. Unte uma assadeira de 20cm com azeite e espalhe a massa no fundo e laterais. Asse por 10 minutos. Retire do forno e reserve.



Recheio e Cobertura

- 200g de tofu soft.

- 1/4 xícara de chá de castanha de caju torrada.

- sumo de 1 limão.

- 1 abobrinha.

- 1 colher de sopa de azeite.

- 2 colheres de sopa de água.

- sal e pimenta do reino a gosto.

- folhas de hortelã.


Corte a abobrinha em fatias finas na horizontal e reserve (usei um mandolim). Em uma panela pequena, coloque as castanhas, cubra com água e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo alto. Retire a água, lave bem as castanhas. Em um processador de alimentos (usei um mini processador), coloque o tofu picado, as castanhas, o sumo do limão, a água, o sal e a pimenta do reino. Bata bem até atingir uma consistência cremosa e lisa. Coloque esse creme sobre a massa. Cubra com as abobrinhas, regue com um fio de azeite e pitada de sal e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Finalize com folhas de hortelã.


OBS: Você pode adicionar mais temperos no creme, como alho em pó ou temperos prontos. Gosto bastante do tempero natural caseiro da marca @duquintal.



Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!


bottom of page