Panacota com Calda de Laranja

Essa é a imagem e o sabor do meu verão. Uma sobremesa cremosa, geladinha com sabor elegante. A calda de laranja, adocicada e cítrica, só faz elevar a potência de cada colherada. Um doce intenso e delicado ao mesmo tempo. Me faz aflorar a feminilidade e a tranquilidade que existem em mim. Quero sempre repetir a dose, por isso escolho colocar essa poção de sentimentos deliciosos em muitos pequenos pratinhos.



Panacota


- 1 xícara de chá de leite (frio) de amêndoas.

- 3/4 xícara de chá ou 200 gramas de creme de leite vegetal*.

- 1/3 xícara de chá de açúcar demerara**.

- 1 colher de chá (rasa) de agar agar***.

- 1 colher de chá de extrato de baunilha.

- pitada de sal.


Separe 4 bowls ou ramequins pequenos de vidro, porcelana ou cerâmica, com o formato que você quiser. Você pode também colocar tudo em uma forma grande. Molhe os recipientes com água potável para ficar mais fácil de retirar/desgrudar os pudins quando prontos.


Em uma panela média, coloque todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo alto até que comece a ferver, sempre mexendo para dissolver bem o açúcar. Quando começar a ferver, baixe o fogo e conte 2 minutos, sempre mexendo. Coloque o líquido nos recipientes e leve-os à geladeira por 30 minutos ou até que fiquem bastante firmes.


Para desinformar, pegue um pratinho e coloque o recipiente de ponta-cabeça sobre o pratinho. Com a ponta da faca, puxe um dos lados bem delicadamente. Rapidamente ele desgrudará do recipiente.


*você pode usar o creme de leite industrializado (amêndoas ou soja) - usei o de soja de caixinha - ou fazer o próprio creme em casa, batendo no liquidificador ou processador a castanha de caju sem sal com água (coloque a água aos poucos) até atingir a consistência de um creme de leite.


**você pode usar o açúcar de sua preferência. escolhi o demerara no lugar do mascavo ou de coco porque queria deixar o pudim com cor clarinha. Você também pode usar o adoçante de sua preferência.


***agar agar é uma gelatina feita a partir de algas. Você encontra em casa de produtos naturais ou pela internet. Eu gosto muito da marca Kanten.



Calda de Laranja

- 1 xícara de chá de suco de laranja.

- 1/2 xícara de chá de açúcar demerara.

- 2 colheres de chá de amido de milho.


Em uma panela média, misture tudo e leve ao fogo alto até ferver, mexendo sempre, Baixe o fogo e cozinhe até engrossar.


Sirva com flores comestíveis e pedaços de laranja.



Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!