top of page

Flan de Café com Calda de Caramelo e Pistaches

Uma receita deliciosa com toque sofisticado, perfeita para finalizar um almoço ou um jantar de Natal em grande estilo. Geladinha, refrescante e cremosa, ela traz leveza e ao mesmo tempo intensidade ao paladar. É como se você pudesse em uma só colherada desfrutar de um doce com uma xícara de café.



Flan de Café


Ingredientes:


- 1 e 1/2 xícara de chá de leite (frio) de amêndoas.

- 2 colheres de sopa de creme de leite vegetal*.

- 1 colher de sopa de café solúvel.

- 1/3 xícara de chá de açúcar demerara**.

- 1 colher de chá (rasa) de agar agar***.


Modo de Fazer:


Separe 4 bowls ou ramequins pequenos de vidro, porcelana ou cerâmica, com o formato que você quiser. Molhe os recipientes com água potável para ficar mais fácil de retirar/desgrudar os pudins quando prontos.


Em uma panela pequena, coloque o leite e o agar-agar e misture bem. Adicione o açúcar e misture. Leve ao fogo médio-alto e mexa até começar a ferver. Baixe o fogo, continue mexendo por 2 minutos.


Desligue o fogo, acrescente o café e misture. Coloque a mistura líquida nos potinhos e leve à geladeira por uma hora para firmar.


*você pode usar o creme de leite industrializado (amêndoas ou soja) - usei o de soja de caixinha - ou fazer o próprio creme em casa, batendo no liquidificador ou processador a castanha de caju sem sal com água (coloque a água aos poucos) até atingir a consistência de um creme de leite.


**você pode usar o açúcar ou adoçante de sua preferência.


***agar agar é uma gelatina feita a partir de algas. Você encontra em casa de produtos naturais ou pela internet. Eu gosto muito da marca Kanten.



Calda de Caramelo

Ingredientes:


- 1 xícara de chá de leite de amêndoas.

- 1 xícara de chá de açúcar demerara.

- 1 colher de sopa de manteiga.


Modo de Fazer:


Em uma panela média, coloque o açúcar e leve em fogo médio. Deixe derreter até formar um caramelo dourado e liso, mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar (com cuidado para não cristalizar). Desligue o fogo e acrescente o leite quente, mexendo bem (cuidado pois o leite pode borbulhar). Adicione a manteiga e misture. Deixe a calda esfriar na geladeira.




Pistaches

Ingredientes:


- 1/3 xícara de chá de pistaches (sem casca).

- pitada de sal.


Modo de Fazer:


Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque os pistaches em uma assadeira com uma pitada de sal. Asse por 2 minutos. Corte-os em pedaços pequenos.


Montagem do Flan: Desinforme os pudins e coloque-os em pratinhos pequenos. Coloque a calda de caramelo por cima e decore com os pistaches. Sirva geladinho.



Bom apetite! Marque o meu Instagram @camilaseraceni em sua criação!


Comments


bottom of page